No mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus a Pascom conversou com a Dona Margarida, coordenadora Paroquial do Apostolado da Oração, ela nos falou do trabalho realizado em nossa paróquia e também nos explicou um pouco mais sobre o que é ser devoto do Sagrado Coração de Jesus e participante do Apostolado da Oração.
Dona Margarida Marques Pereira, é viúva há 16 anos, é mãe de três filhos e avó de cinco lindos netos e netas. É natural de Minas Gerais e segundo ela tem 4 X 15 + 4 (rsrssrs).
Dona Margarida é filha de uma zeladora do Apostolado da Oração (que se encontra na vida eterna). Ela nos dia ainda: Aos meus sete anos fiz a minha 1ª Eucaristia e já entrei nas cruzadas Eucarística,( hoje, o MEJ, Movimento Jovem Eucarístico) sempre encontrei misericórdia no coração de Jesus, nunca busquei auxílio em outro lugar, propaguei esta devoção, sempre falando das dozes promessas do Sagrado Coração, fazendo, e convidando as pessoas a fazer a Comunhão Reparadora, nas primeiras sextas feiras do mês . Mas foi em dois mil e três que a convite de um sacerdote, ajudei a formar um núcleo do AO em Angra dos Reis, deixei a coordenação deste, para vir pra Taubaté, e continuar a missão na paróquia N.S. da Conceição . Fui presidente do primeiro Núcleo, por três anos, estou a quase dois nos na coordenação Paróquia.
Pascom: O que é o Apostolado da Oração?
Dona Margarida: No livro dos estatutos do AO encontramos esta definição:O AO “constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmo, se juntam ao Sacrifício Eucarístico , no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital de Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica colaboram na salvação do mundo”.O apostolado da Oração nasceu numa casa de estudos da Campanhia de Jesus, em Vais, perto de Le Puy, na França. No dia da festa de São Francisco Xavier, em 1844, pelo PE. Francisco Xavier Gautrelet, SJ. Para difundir esta idéia, o Pe. Gautrelet sugeriu uma pequena organização, que levou o nome de ‘Apostolado da Oração”. Foi aprovada , pelo Bispo de Le Puy, e o Papa Pio IX concedeu-lhe, e 1849, as primeiras indulgências.
Pascom: Como o Apostolado da Oração teve inicio em nossa paróquia?
Dona Margarida: O primeiro Núcleo do AO fundado em 05/05/206, pelo PE. Francisco Valter Lopes (pároco na ocasião) na Comunidade Santo Agostinho, e o segundo núcleo na Comunidade São Judas, recentemente demos início ao terceiro núcleo na comunidade São Francisco, que depois de dez meses de caminhada, no ultimo dia 12, na festa do Sagrado Coração de Jesus, tiveram a honra de receber das mãos do nosso Pároco PE. Silvio as medalhas e se consagraram ao Coração de Jesus, os 23 membros e a presidente do núcleo a Sr Vera receberam a bandeira que depois de abençoada, foi hasteada pela primeira vez, totalizando a terceira bandeira na nossa paróquia com 120, cento e vinte membros.
Pascom: O que é e como podemos fazer para sermos membros do Apostolado da Oração?
Dona Margarida: Em resumo, é membro do AO a pessoa que é associado a essa organização católica, com o desejo de propagar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
Pascom: Quais as funções e as obrigações dos Associados ao Apostolado da Oração?
Dona Margarida: Ajudado pela força do Espírito Santo, fazer o oferecimento diário de sua vida ao Pai, em união com o Coração Eucarístico de Jesus. Esse é o ponto de partida na caminhada do AO rumo á santidade.
Fica aqui o nosso agradecimento a Dona Margarida, que nos atendeu com carinho e nos ensinou um pouco de tudo aquilo que ela vive enquanto devota do Sagrado Coração de Jesus.
Nós da PasCom pedimos que o Coração de Jesus derrame todas as bençãos sobre esta que com muita luta e fervor mantém firme esta linda e santa devoção viva em nossa Paróquia Nossa Senhora da Conceição...