segunda-feira, 29 de agosto de 2011

No dia de Santo Agostinho, paróquia testemunha a Ordenação Diaconal do Ir. Leandro Justino



Celebrando os 30 anos da Comunidade Santo Agostinho, no Cecap nossa Paróquia acompanhou e testemunhou a Ordenação Diaconal do Ir. Leandro Justino da Silva.



A celebração realizada no dia 28 de agosto, dia de Santo Agostinho abrilhantou e alegrou ainda mais a festa da Comunidade que após uma belíssima novena pôde festejar e celebrar com muita fé o dia de seu Padroeiro.

Com a presidência de Dom Carmo João Rhoden e a presença de diversos padres da Sociedade Joseleitos de Cristo, dentre eles, o Diretor Geral Pe. Francisco de Barros Barboza a celebração aconteceu num clima de perfeita harmonia.

A Comunidade Santo Agostinho e toda a equipe responsável pela celebração demonstraram grande carinho, responsabilidade e organização, a Igreja estava completamente lotada de fiéis que vieram de todas as comunidades de nossa paróquia bem como de comitivas vindas das cidades de São Paulo e Nova Friburgo.

O agora Diácono Leandro Justino se emocionou e emocionou a todos os presentes quando recordou passos fundamentais e importantes para chegar onde chegou. Nossa Paróquia está em festa, pois, nos últimos anos conhecemos esse homem que com profundo amor e zêlo à sua missão vem desenvolvendo um intenso e bonito trabalho em favor da liturgia e comunicação em nossa Paróquia. Parabéns Diácono Leandro Justino.

Celebração Paroquial do Dia do Catequista e Acolitato do Ir. Valdir Custódio



No sábado dia 27 de agosto foi realizada na Comunidade Matriz Nossa Senhora da Conceição a celebração paroquial do Dia do Catequista e também o Acolitato do Ir. Valdir Custódio.



A Igreja estava lotada, cerca de noventa catequistas das comunidades de nossa paróquia estavam presentes para celebrar o dia a eles dedicado e renderem graças a Deus pela vocação pessoal de levar a palavra de Deus aos catequizandos.

Muitas pessoas também participaram da celebração para testemunharem o Ir. Valdir recebendo através da benção do Pe. Barbosa (Diretor Geral da SJC) o ministério de Acólito, um dos ministérios fundamentais para o Sacerdócio.

Parabéns aos nossos catequistas que com muito amor, zêlo e perseverança desenvolvem a missão na paróquia e os nossos parabéns ao Ir. Valdir por esse grande o novo passo de sua bonita e abençoada caminhada.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Encontro dos Ministros da Eucaristia do Decanato Taubaté II

Os Ministros da Extraordinária Comunhão Eucarística do Decanato Taubaté II estiveram reunidos em nossa Paróquia nesse último final de semana.

Foi um momento de formação e conversa desses "anjos" que tem a missão de levar o Corpo de Cristo e a sua Santa Palavra aos doentes que ficam impossibilitados de participarem da Santa Missa em suas comunidades, e também sempre estão presentes nas celebrações auxiliando os padres na distribuição da Eucaristia.

Pastoral do Dízimo do Decanato Taubaté II se encontram em nossa Paróquia

A Pastoral do Dízimo do Decanato Taubaté II se reuniu no domingo, dia 21/08 na Comunidade Matriz de nossa Paróquia para uma ação de graças pelos trabalhos realizados no mês de Julho, mês diocesano do dizimo.
A celebração contou com a presença de representantes de todas as Paróquias do Decanato Taubaté II.

Após a belíssima celebração presidida pelo Pe. Silvio, padre decano, os membros das pastorais participaram de uma animada confraternização no Salão Paroquial onde houve sorteio, muita conversa e um gostoso lanche.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Encontro Paroquial da Pastoral da Juventude

No dia 13 de agosto das 15h as 19h aconteceu no Seminário São José um encontro paroquial de formação para os grupos jovens de nossa paróquia, estiveram presente os Grupos: JBC (Jovens Buscando Cristo)-Comunidade Santo Agostinho, Renova-se em Cristo e Juventude Joseleita Comunidade São Judas Tadeu.

Foi uma tarde muito agradavel pois os nossos assessores Marcela e Júlio ambos assessores diocesanos da Pastoral da Juventude da diocese de São José dos Campos-SP, fizeram com que o nosso momento de formação bem aproveitavel e agradável.

Pe. Reinaldo festejando o seu aniversário













Na última segunda-feira dia 15 de agosto o nosso vigário paroquial e reitor do Seminário São José Pe. Reinaldo Cruz de Santana festejou mais um ano de vida.
Na noite de segunda foi celebrada uma missa festiva presidida pelo aniversariante e concelebrada pelo nosso pároco Pe. Silvio e também o Diretor do Lar das Crianças do Embaú Pe. Pedro Cardoso.

Logo após a missa nossos paroquianos se confraternizaram e juntos comemoraram mais um ano de vida do querido Pe. Reinaldo.

Parabéns!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Agosto - Mês Vocacional

Desde 1981, a Igreja do Brasil celebra no mês de agosto, o mês temático dedicado à reflexão sobre as vocações. O primeiro chamado de Deus foi o chamado à vida, primeiro momento forte em que Deus manifestou o seu amor para cada um de nós. Nos criou à sua imagem e semelhança. Deus nos chama a vida e Jesus afirma em Jo 10, 10 que veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância.
É importante fazermos a distinção entre Vocação Fundamental, que é a primeira e fundamental vocação, ou seja, o chamado de Deus à vida de santidade e Vocação Específica que é a maneira que cada pessoa realiza a sua vocação fundamental.
Todos os cristãos possuem uma vocação. Seja para viver exclusivamente para Deus, para viver uma missão específica ou para constituir uma família. O chamado de Deus é sempre em vista da realização da pessoa humana. Assim, vocação é graça e eleição.
Podemos responder à vocação através da condição clerical, da condição laical ou através do estado religioso que é o daqueles que professam os Conselhos Evangélicos de pobreza, castidade e obediência, como nós Joseleitos.
Deus nos chama e nos capacita. Pela graça do Batismo, somos incorporados na Igreja e recebemos as virtudes teologais da fé, esperança e caridade. Somos constituídos o novo Povo de Deus, ou seja, Povo de Sacerdotes, Profetas e Reis (cf. Lumen Gentium, 5).
O Documento de Aparecida, fruto da V Conferência Geral do Episcopado Latinoamericano e Caribenho, no capítulo quinto nos recorda que pelo batismo todos somos “discípulos-missionários com missões específicas”. O Bispo é missionário de Jesus, Sumo sacerdote; o presbítero, de Jesus Bom Pastor; o diácono, de Jesus Servidor; os leigos e leigas, de Jesus Luz do Mundo; e os consagrados e consagradas, de Jesus Testemunho do Pai.
No discipulado-missão, encontramos a centralidade da dimensão constitutiva da Igreja. Jesus continua chamando e enviando. “Discipulado e missão são como as duas faces de uma mesma moeda: quando o discípulo está apaixonado por Cristo, não pode deixar de anunciar ao mundo que só Ele nos salva (Hb 4,12). Com efeito, o discípulo sabe que sem Cristo não há luz, não há esperança, não há amor, não há futuro” (DAp 146), nos afirmou o Papa Bento XVI.
Todos nós temos a responsabilidade de assumirmos a nossa vocação e promovermos as vocações. Nosso fundador, Padre José Gumercindo, afirmava que o “Joseleito deve ser um despertador de vocações por onde passa” (Quarenta Anos no Deserto, 163). A Conferência de Aparecida nos chama a atenção para a importância de uma pastoral vocacional, capaz de “intensificar de diversas maneiras a oração pelas vocações, com a qual também se contribui para criar maior sensibilidade e receptividade diante do chamado do Senhor; assim como promover e coordenar diversas iniciativas vocacionais” (DAp 314), pois “as vocações são um dom de Deus”. (DAp 314)
Que o mês de agosto seja uma oportunidade para refletirmos sobre a formo como estamos cultivando as vocações e desperte em nós o compromisso de elevarmos nossas preces para que Deus “continue a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e comunidades” repetindo o convite do seguimento a muitas crianças, jovens e adultos, “para que sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade” (João Paulo II).
Pe. Júlio Cesar de Mello Almo, sjc

(Pároco da Paróquia Paróquia Santa Tereza D'àvila - Luiz Anselmo - Bahia)

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Dia do Padre - Parabéns Pe. Silvio e Pe. Reinaldo





Vocês sabem o que significa a palavra padre?
Significa “pai”, assim como o pai cuida de seus filhos, o padre cuida daqueles que participam da nossa paróquia para que cresçam como verdadeiros filhos de Deus.
Ser padre é ser abençoado e verdadeiramente escolhido por Deus. Sem dúvida nenhuma, somente alguém que tem Deus ao seu lado é capaz de realizar tantos feitos como celebrar a Eucaristia, pregar o Evangelho, acolher os pecadores, orientar e acompanhar como somente um pai pode fazer.
Um pai espiritual dado pelo Senhor para nos guiar no caminho da salvação. O padre, como todos nós podemos ver, é o primeiro missionário de nossa comunidade.
Ele está sempre conosco, atendendo as necessidades do povo, instruindo, confortando, visitando famílias, doentes, rezando missas, atendendo os pobres.
Ser padre não é uma tarefa fácil! Deixar tudo é entregar-se completamente nas mãos do Senhor. Esta vocação pede força e fé. Muita fé.
O padre é sinal de Deus, ele prega a Palavra de Deus e consagra as hóstias, pedacinhos de pão que se tornam o Corpo de Jesus. Por isso Deus chama para a vida sacerdotal quem tem um coração aberto para servir e se desapegar de tantas coisas que para nós, parecem tão importantes. A grande riqueza do padre é Jesus que ele escolheu seguir por toda a vida. O padre precisa de nós tanto quanto nós dele. Precisa do nosso apoio, colaboração e compreensão; precisa do nosso amor, da nossa amizade e de nossas orações, para que Deus lhe dê ânimo e coragem para seguir confiante e com alegria em sua missão. Ter um padre em nossas comunidades é uma bênção de Deus e isto precisa ser celebrado com muito amor e alegria.
Parabéns a todos os padres, que Deus renove diariamente a belíssima vocação a que foram chamados e a qual disseram SIM.
Deus os abençoe e guarde!

(fonte: blog da Paróquia Santa Tereza D'Ávila - Pároco Pe. Julio)

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Sociedade Joseleitos de Cristo ganha mais dois sacerdotes



A Sociedade Joseleitos de Cristo ganhou mais dois padres nesse final de semana.

No início da noite de sábado 30/07, em Tucano- BA, foi ordenado sacerdote, o Diác. José Alberto Cavalcante, e na manhã de domingo 31/07 em Itabaiana - SE, o Diác. José Menezes.
Nosso pároco Pe. Silvio e nosso vigário Pe. Reinaldo estiveram presentes na ordenação do Diác. José Alberto.


A ordenação foi presidida por D. Guido Zendron, Bispo Diocesano de Paulo Afonso - BA e concelebrada por 19 sacerdotes joseleitos.

Créditos: Fotos do blog da Paróquia Santa Tereza D'Avila - Pároco Pe. Julio

Nossa Paróquia tem um represente na Delegação oficial da CNBB na Jornada Mundial da Juventude



De 16 a 21 de agosto acontecerá em Madri – Espanha a Jornada Mundial da Juventude, importante evento que conta com a participação de cerca de 10 milhões de jovens do mundo todo. Do Brasil espera-se a presença de 13 mil pessoas, porém a Delegação Oficial da CNBB conta com 70 jovens, dentre eles nosso paroquiano Rennan Abud.
Rennan foi escolhido pela CNBB dentre milhares de inscritos, pelo trabalho que desenvolve. É catequista do Crisma 2 na comunidade matriz e atua em vários movimento jovens de nossa diocese (Shalon , Missão Copea e Jovens Diferenciais).
Desejamos ao Rennan uma excelente viagem e que ele bem represente a CNBB e nosso país e que volte de lá ainda mais fortalecido na fé e no serviço a Deus, motivando outros jovens a também seguirem os passos de Jesus Cristo.
Que Deus o acompanhe e abençoe! Estamos ansiosos pelo seu retorno!
Se você quiser saber mais sobre a Jornada Mundial da Juventude visite o site oficial http://www.madrid11.com/pt e acompanhe diariamente a programação do evento.

Comunidade Matriz celebra o encerramento do mês do dízimo com gostosa confraternização








A Comunidade Matriz celebrou neste final de semana o encerramento do mês diocesano do dizimo, assim como as demais comunidades e paroquias de nossa diocese.


A celebração foi presidida pelo Pe. Fabio Lopes da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, que fez uma bela pregação sobre a partilha e a necessidade de que tudo seja posto em comum entre as pessoas.

Com isso refletiu tambem sobre a importancia de doar o dizimo que é partilha e amor.

No final da celebração as zeladoras do dizimo receberam uma benção especial e uma pequena lembrança deixada pelo Pe. Silvio, nosso pároco, que não pode estar presente devido aos compromissos da Congreção dos Joseleitos no Nordeste.

Para finalizar toda a Assembleia foi convidada a se confraternizar e partilhar um delicioso caldinho no Salão Paroquial.

O caldinho, que estava muito bom, foi preprado pelo Paulo, Sonia e Naira e servido gratuitamente a todos da comunidade no melhor espiritito de partilha.

Pe. Fabio tambem participou deste momento agradavel na comunidade.