Em dezembro de 2010, oito moradores do Pinhão/Quiririm, deram início a uma novena de Natal. No decorrer da novena, outros participantes se juntaram e, ao final, eram aproximadamente 35 pessoas. Os participantes não queriam parar por ali, porque a experiência vivida naqueles dias revelava o Menino Deus que nascia no coração de cada um. Foi decidido então, dar continuidade às reuniões, surgindo assim, o Grupo de oração Sagrada família.
Reunindo-se mensalmente na casa dos participantes, o grupo crescia. Foi aí, que não tendo mais condições de acolhimento nas casas, foi-nos cedido o espaço de festas infantis Recanto da Molecada, onde as reuniões passaram a ser feitas a partir de junho de 2011. Com o crescimento do grupo, surge o desejo de ter um local próprio para reuniões e Missas.
Uma das participantes do grupo, devota de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete, trouxe da cidade de Lourdes, na França, umas pedras e água retiradas daquele local, pois acalentava um sonho de construir uma gruta para a Santíssima Virgem. Mas guiada por Deus, entende que a gruta deveria ser construída num local de passagem, onde brotaria uma água e ali, muitas curas e milagres iriam acontecer.
Um dos membros do grupo, movido pelo Espírito Santo partilhou com um antigo morador de Quiririm o desejo de construir a gruta e a Igreja. Esse homem piedoso e sua esposa também tinham o sonho de construir uma Igreja para o seu santo de devoção, São João Batista. O sonho deles uniu-se ao da devota de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete. O sonho, sonhado em comunidade, por todos, começa a tornar-se realidade quando o casal, doa o terreno para a construção do templo.
Assim surge a Comunidade de Nossa Senhora de Lourdes e São João Batista em dezembro de 2011.
No dia 24 de junho de 2012, foi lançada a pedra fundamental no terreno. No local, brota uma água, que tem sido distribuída gratuitamente pela comunidade em todos os seus eventos e Deus tem usado deste sinal para curar o seu povo, pois já são inúmeros os relatos de graças alcançadas.
A caminhada ainda será longa, mas os frutos é certo, serão abundantes.
Sob a intercessão dos nossos santos padroeiros, seguimos, alimentando o sonho de edificarmos a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes e São João Batista! Ainda falta você para ajudar na construção! Faça parte deste projeto! Junte-se a nós!