sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A História do Senhor Bom Jesus de Tremembé

A imagem do Senhor Bom Jesus de Tremembé é um dos patrimônios religiosos mais importantes do Vale do Paraíba, estado de São Paulo.
 Mais antiga que a imagem de Nossa Senhora Aparecida (descoberta em 1717), a imagem do Bom Jesus aparece já em registros do ano 1663, quando se concedeu ao capitão Manuel Costa Cabral a licença para que a imagem fosse colocada num altar da Capela de Nossa Senhora da Conceição, por ele construída em Tremembé.
Esta imagem do "Santo Cristo" foi depois colocada, pelo mesmo Manuel Cabral, numa capela dedicada ao Senhor Bom Jesus, construída em 1672, no local onde se encontra a atual Basílica. Conta a tradição que a imagem foi entalhada na madeira por um velhinho desconhecido que havia aportado a Tremembé e construído uma pequena cabana nas margens do rio Paraíba, onde se encerrou, pouco saindo e com ninguém mantendo relacionamento.
 "Um dia o velhinho desapareceu, quase tão misteriosamente como surgira. Ninguém teve notícia de seu destino. Indo à choupana, os curiosos ali encontraram a imagem do Bom Jesus. O caso foi tido então como miraculoso e que Deus, na pessoa do velhinho, para ali trouxera a imagem. Quando fizeram a remoção da imagem, um pequeno fio de água brotara aos pés da imagem, dando origem à conhecida bica da água santa". 


Lenda semelhante ouve-se a respeito do Bom Jesus do Livramento (Liberdade MG), onde se identifica o misterioso velhinho escultor com São José, pai adotivo de Jesus.
Conforme pesquisa do Sr. Laurindo de Paula a santa imagem pesa 50 kg e tem as seguintes medidas:
Altura: 1,96m
Cabeça: 0,57m
Pescoço: 0,38m
Costas: 0,46m
Tórax: 0,95m
Braços: 0,67m
Punho: 0,21m
Cintura: 0,87m
Pé: 0,23m

Nenhum comentário:

Postar um comentário