terça-feira, 9 de março de 2010

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010

A Campanha da Fraternidade 2010, em sua terceira edição ecumênica, traz como tema “Economia e Vida”, e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6,24). Assim, durante o período de Quaresma, que nos remete a reflexão e conversão, nós, Igreja Apostólica Católica Romana, vamos, em comunhão com as Igrejas Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil Sírian Ortodoxa de Antioquia, que formam o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), debater sobre a economia e como ela deve ser orientada para o Bem Comum.
Pela expressão Bem Comum entende-se o conjunto de condições sociais que permitem e favorecem o desenvolvimento integral da pessoa humana. Assim, a economia deve ser um instrumento de melhora na qualidade de vida de todos os cidadãos, de maneira homogênea. A visão de economia que prevalece na sociedade, que não considera a moral e a ética, visando apenas lucros e ganhos próprios, em detrimento de outros irmãos, deve ser trocada por uma visão cristã, onde o foco não deve ser o desenvolvimento econômico, mas o desenvolvimento social, com garantias básicas de educação, saúde, habitação, saneamento e outros aspectos fundamentais para a dignidade humana. A economia como instrumento de paz e solidariedade.
No entanto, toda mudança social passa pela mudança de cada indivíduo. Como cristãos, devemos atender ao chamado de conversão da Quaresma, e reconhecer nossas responsabilidades individuais. Quantas famílias separadas, quantos casais arruinados, por questões econômicas e financeiras. O endividamento e mau uso de recursos não traz apenas prejuízos materiais, mas também abala nossos relacionamentos e a própria auto-estima.
Não deixemos que o dinheiro seja senhor de nossas vidas. Que a Quaresma nos converta a uma economia apenas de satisfação de necessidades básicas, próprias da natureza humana. Valores como Amor, Solidariedade e Fraternidade não podem ser medidos em cifras.

2 comentários:

  1. Que bom que a Pascom agora está "funcionando" na paróquia...
    Fico feliz e espero que essa força não seja apenas coisa de inicio, mas que seja algo que frutifique e se fortaleça a cada dia mais...
    Espero que realmente a nossa paróquia deixe de ser a mais atrasada da diocese na questão dos meios de comunicação...
    Parabéns ao novo coordenador e ao novo pároco que parecem estar com muita vontade de trabalhar...

    Tenho algumas observações a serem feitas:
    1º A Pastoral da Comunicação é paroquial;
    2º Ou seja são 9 comunidades
    3º Porque só tem horário das missas da comunidade Matriz???
    4º O Paroquiano já foi alvo de muitas críticas não deixem o blog também ser...
    5º O elenco paroquial possui o horário das missas nas comunidades (se eu não me engano)
    6º Seria interressante também elencar a atividades de nossa Paróquia...

    Estarei aguardando e divulgando o crescimento deste blog...

    Paulinho
    Coordenador da Catequese - Comunidade São Judas Tadeu

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela força! Contamos com sua atuação na Com. São Judas para nos manter informado do que acontece por aí...
    abraço

    ResponderExcluir