sexta-feira, 30 de abril de 2010
Lembrete de fim de semana!
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Pascom entrevista - Ana Lucia, Coordenadora Paroquial da Catequese
Seu trabalho à frente da catequese em nossa paróquia é notável. Tanto que, além de coordenadora paroquial, hoje ela é também coordenadora da catequese no Decanato Taubaté II.
ANA LUCIA - Desde que assumi a coordenação sabia que seria um grande desafio, pois mesmo sendo uma paróquia a realidade das comunidades é bem diferente. Mais fui iluminada ao pedir uma equipe ao Pe Antonio Carlos, equipe esta que eu mesma escolhi. Mesmo trabalhando com os coordenadores de comunidades, coordenadores estes que me ajudam muito, a equipe sempre me apoiou em tudo, não gosto de trabalhar sozinha ninguém faz nada sozinha, prefiro disser fizemos a eu fiz.
ANA LUCIA - Um deles é me aproximar das comunidades sem que os catequistas achem que estou me intrometendo ou verificando seus trabalhos, como coordenadora paroquial tenho que pelos menos de vez em quando participar de reuniões, 1ª Eucaristia e até o ano passado da Crisma, mais mesmo assim me sinto bem acolhida nas comunidades que visito. Outro grande desafio é ajudar os coordenadores a fazerem que os catequistas participem de formações e eventos promovidos pela paróquia.
ANA LUCIA - Dedico-me a catequese desde que tenho 14 anos foi paixão a 1ª vista, hoje tenho 40 anos faça as contas rsrsrsrs!
ANA LUCIA - O simples fato de fazer ecoar a fé na vida dos que nos procuram, de plantar sementes nos corações dos catequizandos. Quem me conhece bem, diz que transmito o amor pela catequese no olhar.
ANA LUCIA - Catequista é vocação não adianta ter apenas boa vontade, isto é difícil de falar mais é uma realidade. O que falo a quem quer ser catequista é escutar a voz do coração é fazer como Samuel escutar a voz de Deus essa voz nunca nos deixa na mão.
ANA LUCIA - Alem da vocação temos que ter alguns adjetivos como: responsabilidade, fé, amor, perseverança, solidariedade, carisma e muitos outros...muitos devem estar se perguntando, “temos que ser perfeitos”, nem tanto mais não estamos caminhando para a perfeição. Ser catequista é ser exemplo vivo na sociedade, exemplo de pura felicidade, caráter, dignidade temos que ser autênticos onde quer que formos.
ANA LUCIA - É conversar com algumas catequistas e sentir que elas estão mais perdidas dos que os catequizandos sem interesse algum pela catequese. Algumas catequistas abandonarem a catequese sem mais sem menos, deixando para quem quiser.
ANA LUCIA - Atualmente somos em 97 catequistas.
ANA LUCIA - Tenho dois jovens dentro de casa e dou graças a Deus pela presença de Deus na vida de meus filhos. Fico muito mais preocupada com as famílias de hoje, é muito difícil ver uma família estruturada com filhos tortos, a juventude se vê perdida diante de tanta informação e modernidade que muitos não podem ter, com tanta falta de dialogo, compreensão e fico mais triste ainda quando vejo pais que não dão apoio aos filhos que participam da Igreja, mais não perco as esperanças na juventude ajudo no possível e no impossível.
Pascom Informa... Projeto Ficha Limpa...
CNBB
Integrantes do MCCE, líderes de partidos e secretário-geral da CNBB na reunião com Michel Temer nesta quarta-feira, 28
O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, afirmou na tarde desta quarta-feira, 28, que será votado em plenário, na terça-feira, 4 de maio, em regime de urgência urgentíssima, um requerimento do Projeto Ficha Limpa (PLP 518/09). A aprovação foi divulgada durante reunião com Michel Temer, as entidades que integram o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e líderes dos partidos.
Durante a reunião, Temer afirmou ser mais viável votar o projeto na terça-feira, uma vez que a aprovação aconteceu hoje, quando alguns líderes de partidos assinaram a favor do projeto. "Como algumas assinaturas em favor do Projeto foram feitas hoje, acredito ser mais prudente deixar para votar em plenário na terça-feira, uma vez que alguns parlamentares ainda estão se manifestando", disse Temer. Houve aplausos quando foi confirmada a assinatura do PMDB, que aconteceu hoje. (leia mais)
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Festa de Quiririm 2010 - Estacione seu carro no Seminário São José
Hoje é dia 28 - Programação Intensa na Comunidade São Judas Tadeu
Todo dia 28 a Comunidade São Judas Tadeu, no Bairro do Bonfim, celebra com muito amor e devoção o seu Padroeiro.
O Pe. Silvio, assim que tomou posse como pároco da nossa paróquia, demonstrou o desejo de aumentar ainda mais a fé e a devoção aos padroeiros de nossa paróquia e a Comunidade São Judas Tadeu já realiza as mudanças sonhadas pelo nosso padre.
A programação de todo dia 28 fica assim:
07h00min - Missa
07h35min - Exposição do Santíssimo (fica exposto na igreja o dia inteiro)
14h30min - Confissões
19h30min - Missa - Benção do Santíssimo e de objetos
Todos nós somos convidados a participar desses momentos especiais nas comunidades de nossa paróquia!!!
Participem!!!
terça-feira, 27 de abril de 2010
Assembléia dos Bispos da CNBB
"Discípulos e Servidores da Palavra de Deus e a Missão da Igreja no Mundo".
Esse será o tema central da 48ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil que acontecerá entre os dias 4 e 13 de maio, em Brasília (DF). Os mais de 300 bispos de todas as dioceses do Brasil estarão reunidos no Centro de Eventos e Treinamentos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), na capital federal. Entre os temas prioritários, a serem discutidos, estão a avaliação das Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil (DGAE) e da Missão Continental, as Comunidades Eclesiais de Base, a questão agrária no Brasil e os 100 anos do Movimento Ecumênico.Os trabalhos da Assembleia serão desenvolvidos em quatro sessões, duas pela manhã e duas à tarde, todos os dias, com os trabalhos se encerrando às 19h. Todos os dias, às 14h30, haverá coletiva de imprensa com três bispos designados pela coordenação da Assembleia. O porta-voz do encontro será o Arcebispo do Rio de Janeiro e presidente da Comissão para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, Dom Orani João Tempesta. Este ano a Assembleia dos Bispos acontecerá em Brasília por ocasião do 16º Congresso Eucarístico Nacional (CEN2010), de 13 a 16 de maio. Esta será a segunda vez que a cidade recebe a assembleia, a primeira foi em 1970. Durante 36 anos ininterruptos, a Assembleia dos Bispos aconteceu em Itaici, município de Indaiatuba (SP), exceto no ano 2000 quando se transferiu para Porto Seguro em virtude das celebrações dos 500 anos do Brasil. Mas, a partir do próximo ano, os bispos passarão a se reunir em Aparecida, interior de São Paulo.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
O Sacramento do Batismo
O Batismo é o nascimento para a Vida Cristã. Como a criança que nasce depende dos pais para viver, também nós dependemos da vida que Deus nos oferece. No Batismo, a Igreja reunida celebra essa experiência de sermos dependentes, filhos de Deus. Pelo Batismo, participamos da vida de Cristo. Jesus Cristo é o grande sinal de que Deus cuida de nós.
O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: "Baptismus est sacramentum regenerationis per aquam in verbo - O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra".
Quando recebemos o Sacramento do Batismo, transformamo-nos de criaturas para Filhos Amados de Deus. Muitos pensam que os sacramentos em geral são obras eclesiásticas, ou seja, os sacramentos são "invenções" da Igreja. Isso não é verdade, os sacramentos são sem sombra de dúvidas criadas por Jesus Cristo, o próprio Deus Encarnado.
O profeta João Batista, primo de Jesus, que veio ao mundo para preparar os caminhos para a vinda do Messias, foi quem batizava as pessoas para a vinda de Cristo (Mc 1, 2s). Ele sabia que o seu Batismo era temporário, pois logo depois dele viria o seu primo Jesus que batizaria no Espírito Santo, ou seja, o profeta batizava com água e Jesus batizava com o Espírito Santo. A Bíblia sugere o batismo de todos, o que inclui as crianças.
Atos 2, 38-39: "Disse-lhes Pedro: 'Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo. A promessa diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe - a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar'." E também outras passagens. (ver Atos 16, 15; Atos 16, 33; Atos 18, 8; 1Coríntios 1, 16)
Quando o batismo é válido?
O batismo é ordinariamente válido quando o ministro (bispo, presbítero, diácono) - ou, em caso de necessidade qualquer pessoa (batizada) - derrama água sobre batizando, enquanto diz: "N..., eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Isso supõe a fé em Jesus Cristo, pois sem a fé o batismo não passa de uma encenação.
Mas não só o batismo na Igreja Católica é válido. O batismo de crianças ou de adultos realizados em algumas outras também o é. Batizam validamente: as Igrejas Orientais; a Igreja Vetero-Católica; a Igreja Episcopal (Anglicana) do Brasil; a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB); a Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB); e a Igreja Metodista.
O batismo em outras Igrejas é válido se realizado com águas e na mesma fé, utilizando a fórmula trinitária. Por razões teológicas, ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica tem reservas quanto à validade do batismo realizado em algumas Igrejas e considera inválido o batismo de certas expressões religiosas.
Jesus disse aos discípulos: "Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês" (Mt 28, 19-20). O Cristo Ressuscitado envia sua Igreja ao mundo, pois a salvação é oferecida a todos.
Para ser salvo, é preciso Ter fé em Jesus e segui-lo, mas ninguém segue Jesus sozinho. Pelo batismo passamos a fazer parte da comunidade dos seguidores de Jesus, participantes da vida de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo.
O batismo é um Dom de Deus para nós. Dom que nos torna filhos amados, e não apenas simples criaturas. Ele nos mostra que fomos feitos para a comunhão com aquele que é o Senhor de tudo e com o nossos irmãos, incluindo aquelas que acreditam em Jesus Cristo, mas não são católicos como nós.
O Batismo é o sacramento da comunhão de todos no Cristo. É isso que nos diz São Paulo: "Pois todos vocês, que foram batizados em Cristo, se revestiram de Cristo. Não há mais diferenças entre judeu e grego, entre escravo e homem livre, entre homem e mulher, pois todos vocês são um só em Jesus Cristo" (Gl 3, 27-28)
Para que existe o Batismo?
Adão e Eva pecaram gravemente, desobedecendo a Deus, querendo ser iguais a Deus. Foram, por isso, expulsos do Paraíso. Passaram a sofrer e a morrer. Deus castigou-os e transmitiu a todos os filhos de Adão, ou seja, a todos os homens, o pecado original. Mas Deus prometeu a Adão e Eva que enviaria seu próprio Filho, segunda Pessoa da Santíssima Trindade, que seria igualmente homem, para morrer na Cruz e pagar assim o pecado de Adão e Eva e todos os outros pecados.
Mas não basta que Jesus tenha morrido na Cruz. É preciso ainda que essa morte de Jesus seja aplicada sobre as almas para que elas reencontrem a amizade de Deus, ou seja, se tornem filhos de Deus e tenham apagado o pecado original. Foi então para aplicar seu Sangue derramado na Cruz sobre nossas almas que Jesus instituiu o Sacramento do Batismo.
Quando foi que Jesus instituiu o Batismo?
Jesus instituiu o Batismo logo no início da sua pregação, quando entrou no rio Jordão para ser batizado por São João Batista. O Batismo de João não era um Sacramento. Só quando Jesus santifica as águas do Jordão com sua presença e que a voz do Pai se faz ouvir: "Este é meu Filho bem amado, em quem pus minhas complacências", e que o Espírito Santo aparece sob a forma de uma pomba (foi então uma visão da Santíssima Trindade), é que fica instituído o Batismo.
Essa instituição será confirmada por Jesus quando Ele diz a seus Apóstolos: "Ide e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." Leia na Bíblia, no Evangelho de São Mateus, o Capítulo 3, Versículo 13.
Matéria e Forma
Jesus instituiu, então, o Batismo e determinou que seria usada a água como matéria desse Sacramento. Foi também Jesus quem determinou a forma: "Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém." O rito da Batismo consiste assim em derramar água na cabeça da pessoa que vai ser batizada, ao mesmo tempo em que se diz a forma. Mas só isso não basta. É preciso ainda que o ministro tenha a intenção de fazer o que faz a Igreja Católica no Sacramento do Batismo.
A Santa Igreja acrescentou também diversas orações preparatórias que completam a cerimônia. Quem já assistiu a um Batismo sabe que o Padre usa o sal bento, o óleo dos catecúmenos, o Santo Crisma, entrega a vela acesa aos padrinhos, veste a roupa branca no batizado e, principalmente, reza as orações contra o demônio, para que o pai da mentira nem se aproxime do batizado. Esse é o batismo Católico, o único instituído por Jesus, o único capaz de nos tornar filhos de Deus.
O Ministro do Batismo
Normalmente, o ministro do Batismo é um Padre. É ele quem recebeu de Deus o poder de trazer a Fé ao coração da pessoa batizada, tornando-a filha de Deus. Mas pode acontecer que seja preciso batizar às pressas alguém. Se não houver um Padre por perto, qualquer pessoa pode batizar, desde que queira fazer o que a Igreja Católica faz no Batismo, que use água e diga as palavras da forma do Batismo.
Além da pessoa que está sendo batizada, do ministro que batiza, há também, na cerimônia do Batismo, os padrinhos, que seguram a criança. Normalmente escolhe-se para padrinhos um homem e uma mulher. Eles devem ser bons católicos, pois a função dos padrinhos é dar o exemplo, ajudar aos afilhados a aprender o Catecismo, a rezar, a conhecer e amar a Deus. São os padrinhos que respondem no nosso lugar as perguntas que o ministro faz durante a cerimônia.
Os efeitos do Batismo
O Batismo nos dá, pela primeira vez, a graça santificante, que é a amizade e a presença de Deus no nosso coração. Junto com a graça recebemos o dom da Fé, da Esperança e da Caridade, assim como todas as demais virtudes, que devemos procurar proteger no nosso coração. Apaga o pecado original. Apaga os pecados atuais e todas as penas ligadas aos pecados. Imprime na nossa alma o caráter de cristão, fazendo de nós, filhos de Deus, membros da Santa Igreja Católica e herdeiros do Paraíso. Nos torna capazes de receber os outros Sacramentos.
Por isso tudo, vemos que o Batismo é absolutamente necessário para a salvação. Só entra no Céu quem for batizado. Mas para as crianças que morrem sem terem sido batizadas e não têm culpa, a Igreja as confia à misericórdia de Deus e na sua promessa de que queria que todos se salvassem (1Tim 2, 4) principalmente quando chama para si as crianças, que são praticamente os únicos seres puros de coração (Mc 10, 14). Isso é chamado Limbo. (ver CIC 1261).
Batismo na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação 2010
Local da Hospedagem: Hotel Santograal
Av. Getúlio Vargas, 511
Aparecida – SP
Fone: (12) 3105-7864
Apartamento/hotel, com café da manhã, almoço, jantar e pernoite:
Individual – R$ 130,00 (De 21 à noite a 25 pela manhã – R$ 510,00)
Duplo – R$ 90,00 (De 21 à noite a 25 pela manhã – R$ 350,00)
Triplo – R$ 80,00 (De 21 à noite a 25 pela manhã – R$ 320,00)
Local das palestras: Auditório do Santuário.
A sua vaga no Hotel já está reservada pelo Setor de Comunicação da CNBB.
Responsáveis pela liturgia e canto, durante o encontro, Pe. Gustavo Haas e Pe. Carlos Sala, Assessores da CNBB.
Para quem chega a São Paulo de avião como ir para Aparecida?
Aeroporto de Guarulhos – No aeroporto pegar ônibus para São José dos Campos nos seguintes horários (7h; 8:30; 10h; 11h; 13:30; 16h; 17:30; 18:30; 20h e 22h). De São José dos Campos para Aparecida, ônibus de 30 em 30 minutos.
Aeroporto de Congonhas – Ir de taxi para a Estação do Metrô Conceição. Metrô até a Estação Rodoviária do Tietê. Comprar passagem na Pássaro Marrom para Aparecida.
Mês de maio em nossa Paróquia!
Visita do Pe. Valter em nossa paróquia!
Votos Perpétuos - Ir. Betto, Ir. Menezes e Ir Amado
sábado, 24 de abril de 2010
O Testemunho suscita vocações
quarta-feira, 14 de abril de 2010
O Paroquiano - Maio/Junho
Se conhecer alguém que queira anunciar em nosso jornal, peça que nos procure!
Abç
Semana Santa IV
terça-feira, 6 de abril de 2010
Quer mais fotos?
Se você deseja ver mais fotos, e ter mais uma via de acesso à PasCom, adicione nosso perfil no orkut: Pascom Quiririm!
Abraços!
Semana Santa - Com. São Judas
"O Domingo de Ramos marcou o inicio da Semana Santa na Comunidade São Judas Tadeu, no Bairro do Bonfim. Um grande número de fiéis acompanharam a celebração que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalem, um dos fatos marcantes foi, como o Domingo de Ramos caiu no dia 28 a comunidade também celebrou o seu padroeiro São Judas Tadeu e durante todo o dia o Santíssimo Sacramento ficou exposto para adoração (o que acontece todo dia 28). O Domingo de Ramos encerrou-se com a Hora Santa dirigida pelo Pe. Sivio e Ir. Valdir, esse momento foi marcado pela emoção dos presentes e pela belíssima benção do Santíssimo Sacramento.
Segunda Feira Santa
A Segunda Feira Santa foi um dia de forte devoção na Comunidade São Judas Tadeu. Cerca de 200 pessoas levantaram bem cedo e participaram da Caminhada Penitencial que iniciou-se às 05h00min, o dia também foi marcado pela Via Sacra (às 19h30min) que relembra todo o caminho da Paixão e Morte de Cristo, esse momento contou com grande número de fiéis que mesmo debaixo de muita chuva, viveram este momento de especial devoção... O que marcou a via sacra neste ano foi que as estações eram nas residências dos enfermos de nossa comunidade, gesto que mostra a esperança de dias melhores, para todos nós!
Terça-feira Santa
A terça feira Santa, na Comunidade São Judas Tadeu, ficou marcada pela Celebração das Dores de Maria. A igreja do bairro do Bonfim ficou tomada pelos devotos que com muita fé acompanhara e refletiram a Dores da Mãe de Jesus. O Seminarista Valdir a cada dor de Maria fazia uma breve reflexão, que nos levava a repensar as nossas atitudes nos dias atuais. A celebração encerrou-se com a procissão pelas ruas do Bairro.
Quarta-feira Santa - Procissão do Encontro
Neste dia em que celebramos o encontro de Maria "A Senhora das Dores" e Jesus. Relembramos o quanto deve ter sido dificil pra mãe de Jesus suportar a dor de ver e sentir tanto sofrimento... Meditamos também sobre as mães de hoje em dia, que muitas vezes se deparam com seus filhos no "calvário" das drogas, da violência, da prostituição... A Comunidade São Judas demonstrou mais uma vez a sua força e a sua grande devoção, parabéns às mulheres que tradicionalmente são a maioria nesta celebração, e parabéns também aos homens que foram pouco mas que mostraram determinação e amor às coisas de Deus...